HU-UEPG realiza formatura de residentes médicos, uni e multiprofissionais
A cerimônia aconteceu no auditório do Campus Centro da UEPG e contou com a presença de 76 formandos, os novos profissionais especialistas na área da saúde
Publicado: 27/02/2025, 10:04

Hospitais de ensino por excelência, os Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HUs-UEPG) realizaram, na última quarta-feira (19), as formaturas da 11ª turma de Residência Médica e da 10ª de Residências Uni e Multiprofissionais. A cerimônia aconteceu no auditório do Campus Centro da UEPG e contou com a presença de 76 formandos, os novos profissionais especialistas na área da saúde.
“Não há como falar de saúde pública nos Campos Gerais sem falar nos HUs da UEPG”, destacou o vice-reitor da Universidade, professor Ivo Mottin Demiate, durante o encerramento da solenidade. Segundo ele, foram anos de estudo, plantões e desafios diários. Mas, acima de tudo, foi um tempo de aprendizado, crescimento pessoal e profissional, e de contato com a realidade da saúde pública em nosso país. “Nossos programas de residência são reconhecidos pela excelência. Agradeço, aqui, a cada professor e preceptor que se dedicou à formação desses profissionais, bem como aos servidores e servidoras dos HUs, que no contato cotidiano contribuíram – e muito! – com seus conhecimentos e sua experiência”.
A diretora dos Hospitais Universitários, professora Fabiana Postiglioni Mansani, disse hoje afirma que hoje, no cenário estadual, os HUs-UEPG são o segundo complexo de Hospitais Universitários do Paraná, em tamanho, em número de leitos e em número de atendimentos exclusivos ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse crescimento exponencial da atenção em saúde, assumido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem reflexos positivos para a comunidade, com impacto na formação de futuros profissionais, uma das missões dos HUs: o ensino”. Segundo ela, o processo de formação dos profissionais da saúde constitui um desafio a gestores e docentes, devido à complexidade de estimular ao aluno a adquirir habilidades profissionais, interpessoais e humanísticas, além de um apurado senso crítico sobre responsabilidade social.
Fabiana destacou, ainda, a importância dos cursos de residências em saúde, com formação especializada e de qualidade, para profissionais da assistência, fortalecendo o vínculo entre o ensino/serviço, e propiciando vivência multiprofissional voltada ao atendimento de excelência para o SUS. “Os programas de residências em saúde, um orgulho para os HUs UEPG, apresentam caráter de vanguarda em nosso país, ao incentivarem práticas multiprofissionais ativas e participativas na atenção em saúde, bem como oferecem um cenário rico e diverso para treinamento em serviço”, finaliza.
As residências são pós-graduações na modalidade de ensino-serviço, com regime de horário integral e dedicação exclusiva (60 horas semanais), com bolsa no valor de R$ 4.106,09. O HU-UEPG recebe residentes de todo o país nas modalidades de Residência Médica, Uni e Multiprofissional. As Residências Médicas disponíveis são: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Endoscopia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Já as Residências Uniprofissionais são: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Enfermagem Obstétrica e Epidemiologia e Controle de Infecções. Por fim, as Residências Multiprofissionais são: Intensivismo, Neonatologia, Reabilitação, Saúde do Idoso, Saúde Mental e Urgência e Emergência.
Duas novas residências médicas formam seus primeiros especialistas
Em 2025, as residências em Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia encerram seu primeiro ciclo com cinco novos médicos especialistas. Para o vice-reitor Demiate, foi uma alegria muito grande entregar ao mundo três novos profissionais em ginecologia e duas novas pediatras. “A universidade está cumprindo o seu papel, formando novos especialistas médicos e médicas de alta qualidade para o mercado de trabalho”, destaca.
A diretora Fabiana afirma que foi um ganho muito importante dentro das atividades de assistência desenvolvidas no Hospital Universitário Materno-infantil (Humai). “Com um perfil muito específico, a pediatria é uma especialidade que possui um número de profissionais reduzidos na nossa região. Já a obstetrícia é uma especialidade muito importante, assim como a renovação desses profissionais. A direção dos HUs fica bastante orgulhosa de mais essa conquista e com uma formação com a chancela da UEPG. Que venham novos residentes e novos desafios para os Hospitais Universitários”, celebra.
Camila Guimarães de Oliveira já entrou para a história dos HU-UEPG. Ela é uma das pessoas que se formaram na residência em Ginecologia e Obstetrícia. Para ela, é um orgulho trilhar esse caminho que muitos outros residentes no futuro vão seguir. “Estamos muito felizes, amamos a residência, nossa coordenadora foi uma mãe para a gente, ela é maravilhosa. O Hospital Universitário, o Humai, sempre nos acolheu muito bem e nos deu a oportunidade que a gente precisava para gente crescer, aprender e poder ofertar para a mulher o melhor atendimento”, disse.
Outra formanda, mas na residência em Clínica Geral, Sabrina Oliveira, afirma que foi a melhor decisão que tomou na vida, principalmente na UEPG, que é um hospital universitário referência. “Me sinto orgulhosa de saber o que sei hoje. Entrei pensando que sabia muito, mas realmente não sabia nada. Meus preceptores, todo o compromisso que a equipe, os enfermeiros, minhas colegas, enfim, que todas as pessoas me deram. É uma verdadeira vitória e tenho certeza que a minha família e as famílias de todos estão muito orgulhosas”, finaliza.
Das Assessorias